Como a Bíblia é formada?

2 mensajes
  • Marques escribió - Abril 29 2010

    a biblia é formada por um conjunto de livros escritos por vários autores diferentes e em épocas diferentes. Sendo que todos esses focam no mesmo assunto: Deus e o seu relacionamento com o homem tendo Jesus Cristo como a pessoa central que veio para ligar os dois.
    A prservação da palavra de Deus em forma escrita começa com o proprio Deus a escrever a sua Lei em tábuas que entregou ao seu profeta Moisés, desde esse momento começou um processo de preservção da palavra de Deus por escrito que continuou com Moisés a escrever o que hoje conhecemos como o... Ver más pentatêuco, ou seja, os primeiros cinco livros da biblia. Antes do nascimento de Jesus Cristo e durante um periodo de mais ou menos 2000 anos foram escrits outros livros que focavam o relacionamento entre Deus e o seu povo (Israel), na revlação da natureza de Deus e o maior tema em torno do qual todos os outros giram, a promessa da vinda do Messias. Esses 34 livros +5 eram comumente aceites pelo povo de Deus (Israel) como livros inspirados por Deus e que por conseguinte continham autoridade divina.
    Depois do nascimeno, morte e ressureição de Jesus, no contexto da formação da Igreja surge a necessidade de s escrever o novo testamentto. 27 livros entre os quais 4 evanglhos para lembrar a vida de Jesus Cristo seus ensino seus feitos com foco principal na sua morte e ressurreição.
    Outros 23 livros maioritariamente cartas com o propósito de ajudar a igreja que estava a nascer a resolver os seus poblemas e manter-se em comunhão com Deus, com um ensino doutrinário baseado tanto nos ensiamentos contidos no velho testamento ( a biblia dos jedeus) como também a doutrina recebida de Jesus Cristo durante a sua vida que na verdade era a confirmação do ensino do Velho Testamento no seu sentido mais pleno.
    Os 39 livros do VT sendo aceites pelo próprio Jesus, pelos seus apóstolos e também pela comunidade judaica como palava de Deus, regra geral não tiveram dificuldades em ser aceites como canonicos pela igreja, ou seja, lvros possiveis de fazer parte do conjunto que constituiria a ser a unica regra de fé e prática dos cristãos. Já os evangelhos e as cartas do novo testamento regra geral passaram por um processo que levou tempo em que a igreja ia assumndo um após outro como livros inspirados e de autoridade divina e portanto canónicos. regra geral as seguintes condições eram requeridas para que se aceitasse um livro do novo testamento como canónico:
    1 endosso ou fonte apostólica, ou seja deveria ser escrito por um dos Apostolos ou autorizado por este.
    2 coerencia com o resto das escrituras: não poderia conter uma mensagem contraditória que pusesse em causa a unidade da biblia
    3 ter foco em Jesus ou seu ensino
    4 deveria haver da parte da igreja a percepção de que este era inspirado por Deus já que a igreja tem a mente de Cristo.
    Assim temos o produto final dos 66 livros que a comunidade evagélica assume como unica regra de fé e prática. E apesar de termos dois testamentos diferentes existe uma unidade que é perceptível em toda a biblia cujo centro que une os dois testamentos é a pessoa de Jesus Cristo. ver menos

Directorio A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z